Vender no MarketPlace – A forma mais simples de começar a vender online
- curiosidademinha
- 22 de ago. de 2022
- 2 min de leitura

MarketPlace é uma plataforma especializada em vendas de produtos e serviços online. Podemos dizer que é uma comunidade onde se encontram vendedores com compradores.
Essas Plataformas oferecem todo a estrutura e apoio ao vendedor para uma venda segura e em contrapartida cobra uma comissão da Venda efetivada. Muitas dessas plataformas oferecem apoio financeiro, logístico e até jurídico coisa que ficaria caro para quem está começando ou que não tenha dinheiro para cuidar desses detalhes.
Existem várias dessas Plataformas no Brasil. Podemos destacar Mercado Livre, Magazine Luíza, Lojas Americanas, Amazon, Casas Bahia, Shopee, etc. E cada um com sua particularidade.
O volume desse mercado é volumoso com expectativa pela ABComm de faturamento perto R$ 169,5 bilhões no e-commerce em 2022, já que em 2021 tivemos e-commerce batendo o recorde de faturamento totalizando mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior.
Para poder vender nos marketplace é preciso se adequar as regras de cada plataforma e enviar toda documentação solicitada. Alguns dessas plataformas deixam que pessoas físicas vendam, porém, se o volume de venda for contínuo é bom preparar a documentação de Pessoa Jurídica (CNPJ) porque vão exigir. Aliás, se pensar em anunciar nesses canais já providencie o CNPJ se não tiver.
A regulamentação do seu negócio fará que sua reputação seja boa nos canais divulgados e isso impulsiona vendas já que os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto a escolha do local da compra.
Outro ponto importante para anunciar é a escolha de produtos. Quanto mais competitivo for mais chance de sucesso no negócio. Lembre-se que existem nos MKTPLACEs muitos lojistas oferecendo o mesmo que você. Quanto mais seus produtos e preços agradarem os clientes melhores serão suas vendas. Aparência é tudo. Boas imagens é requisito muito importante.
A Dica de Ouro é fazer um bom planejamento. Calcular preço e se preocupar com estoque, embalagem e a legislação vigente.
Comentários