top of page

Curiosidade: Será que nascemos com ela ou a Adquirimos?

Atualizado: 18 de ago. de 2022

Porque é que os humanos estão curiosos? Os outros animais têm curiosidade? Como é que a curiosidade funciona? Descubra como o seu cérebro realmente o recompensa por ser curioso!



Segundo o Wikipédia, A curiosidade é a capacidade natural e inata da inquiribilidade, evidente pela observação de muitas espécies animais, e no aspecto dos seres vivos que engendra a exploração, a investigação e o aprendizado. A curiosidade faz parte do instinto humano, pois faz com que um ser explore o universo ao seu redor compilando novas informações as que já possui. Também se designa desse modo qualquer informação pitoresca. Em particular, muitos observadores pensam que a curiosidade é um tipo especial da categoria mais ampla: busca de informação

Com isso, vários estudos já foram publicados, e podemos afirmar que a curiosidade é a base do aprendizado, da imaginação e da inovação. Ela faz seu cérebro interligar todos os sentidos através de impulsos elétricos no cérebro. Isso ajuda a melhorar sua memória.

Energizar sua curiosidade ajuda a nutrir sua criatividade e imaginação.

Provavelmente tenha sido um relâmpago que causou um incêndio que despertou a curiosidade do homem primitivo. Mas como ele conseguiu entender o fenômeno? Como canalizou a experiência e passou a ter controle do fogo? Com certeza foi a Curiosidade.

Então, podemos sugerir que o controlo do fogo tenha sido uma das invenções da humanidade que mudou muitas coisas até os dias de hoje. Lógico que existiram outras invenções que exigiram curiosidade. Utilizamos essa passagem só para aguçar nosso raciocínio.

Trazendo essa passagem para os dias de hoje, podemos analisar o quão paradoxal se tornam as invenções da humanidade.

Talvez a curiosidade seja uma espécie de faísca especial para levar os humanos a explorar, descobrir e, mais tarde, inventar. E essa mágica especial vive dentro de cada um de nós.

Quantas vezes nos fazemos ansiosos por aprender alguma coisa e por resolver problemas do dia-a-dia. Sempre que estamos ouvindo música, lendo um livro ou vendo televisão, ela está lá, ajudando a sua imaginação a voar. Essa mágica especial é a curiosidade, o desejo de procurar novos conhecimentos e de aprender como as coisas funcionam.




 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page