top of page

Linguado, um estranho bem aceito


Hoje Falaremos do Linguado, uma das espécies de Peixes que só quem a conhece sabe de sua importância.

          Os Linguados são bem identificados por ser achatados, em um formato oval muito diferente, boca toda torta para cima e olhos do mesmo lado do corpo. Mais não nascem assim. Quando nascem se assemelham muito com outro peixe qualquer e no desenvolvimento de sua fase juvenil é que migra um dos olhos para o outro lado do seu corpo e ficam com essas características.

Como ficam com ambos os olhos no mesmo lado do corpo e boca voltada para cima se camuflam no fundo dos oceanos e mares nas areias e lodos para se alimentar de pequenos peixes e crustáceos que passam despercebidos por aquele espaço.



Existem várias espécies de Linguados espalhados pelo planeta e em algumas regiões são muito procurados por pescadores mais experientes, já que, encontraram na comercialização de sua carne uma fonte mais rentável.

Em resumo, é um peixe estranho, saboroso e agora rentável, já que, vem sendo cultivados comercialmente em várias partes do mundo.

Falando em Ser Cultivados em várias partes do mundo, o linguado vem ganhando mais destaques em criação em cativeiros. Podemos destacar algumas espécies como a “Turbot” (Scophthalmus maximus) na Europa, o “hirame” (Paralichthys olivaceus) no Japão e as Espécies do gênero Paralichthys no Continente Americano, destacando no Brasil a espécie orbignyanus, pois, tem em abundância em nossa costa o que possibilita a captura de reprodutores com mais facilidades.

Agora, o que motivou nosso estudo nessa Espécie tão diferente é um trabalho que vem sendo desenvolvido na Coreia do Sul.


Usando biotecnologia os Sul Coreanos desenvolveram uma espécie de linguado com tonalidade dourada.

Vamos saber mais um pouco desse notável trabalho.

Existem vários estudos lá na Korea que ganham incentivos de seu governo para esse tipo de trabalho.

Destaco aqui A Fazenda de Peixes “Haeyeon” que vem desde 2007 trabalhando para melhorar geneticamente algumas espécies de linguados, mas, foi a partir de 2013 que recebeu o apoio do Ministério Coreano dos Oceanos e Pescas e conseguiu desenvolver com excelência essa espécie de tanto destaque genética.

Conseguiram desenvolver uma espécie mais resistente, adaptável e com aproveitamento máximo de sua carcaça, ou seja, com mais carne e mais saborosa.

Se já não bastasse, conseguiram que essa espécie ganhasse uma tonalidade Dourada na passagem da fase juvenil para adulta. Um verdadeiro “Ouro” economicamente falando. E isso faz que essa espécie seja única no Mundo, o que rendeu até patente como proteção comercial.

Outras características desses peixes e que chama muita atenção, são:

- Habilidades em se adaptar em águas doces ou salobras, mesmo, sendo peixes de água salgada, o que vem possibilitando a criação desse peixe no interior do País em diversas localidades.

- Se não bastasse, também se adaptam a águas com menores temperaturas e diversos PH, podendo se adaptar até em águas mais ácidas;

- Descobriram que o Linguado vive muito melhor em ambientes com maior lotação. E que ambiente pequenos e com alta densidade reduz a quase zero o nível de estresse da espécie, já que, se alimentam melhor e melhora significativamente a reprodução.

          Falando em reprodução, é notável a alta taxa de fertilização em cativeiro, a produção de filhotes muito mais saudáveis e quase zero a taxa de mortalidade nessa fase.

          É notável também, o quanto já descobriram e desenvolveram dessa espécie de Linguados e os resultados não param por aí não. Agora toda a fase dessa espécie, do nascimento ao abate, é monitorada e estudada nos mínimos detalhes em busca de uma espécie ainda mais plena e rentável.

          As fases iniciais, de fertilização e eclosão são as fases que sustentarão a sequência do processo. Nessa fase é oferecido alimentação mais balanceada para dar mais estrutura e melhor carcaça.

          As fases seguidas, trabalham a engorda primária dos alevinos e engorda secundária dos juvenis com alimentação rica em nutrientes para uma melhor qualidade da carne. A fase adulta, a alimentação é mais intensiva para desenvolver peixes com melhor quantidade de carne.

          As fêmeas selecionadas como matrizes recebem outro tipo de alimentação que estimulam liberar mais ovas para serem fecundadas.

          Vendo assim, notamos que desenvolveram com essa espécie um negócio muito lucrativo.

          Como nós brasileiros falamos de nossa criação de boi, aproveitamos até o “berro”, a Fazenda Haeyeon na Korea do Sul não perde nada em seu ciclo. E o que sobra dos abates dos peixes são transformados em proteínas e voltam como alimento para outras espécies.

          Como já dissemos, o linguado tem uma carne muito apreciada no mundo inteiro, e com essa espécie de linguado Dourado, os chefes de cozinha desenvolvem pratos saborosos e visualmente sofisticados.


No Brasil, o Linguado também é muito apreciado, sem dizer caro.

Grandes restaurantes preparam pratos saborosos com esse peixe, como Linguado Crocante ao molho, enroladinho de linguado ao Forno, Filé de linguado e um dos meus preferidos, linguado recheado ao molho de Brócolis. Hum, dá até água na Boca!

          Vendo esses Coreanos, o Brasil com o potencial hídrico que tem deveria buscar inspiração nesses exemplos que dão certo e buscar aumentar nossa capacidade produtiva de várias espécies.

          Não que o Brasil não seja um criador de destaque, pois, somos bons em criação de muitas espécies de peixes, como tilápia por exemplo, mais se compararmos os dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) temos a Ásia com a maior fatia de produção de Peixes de água doce em meados de 2020.

          Vamos Brasil, vamos buscar nosso lugar de destaque nesse mundo dos pescados.

          Espero que tenham gostado.


 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page